PRESS

 

PRESS RELEASE

(actualizado em 24/10/2022)

Press Release pdf

A QUINTA DO TONICO RENASCE EM GERAZ DO LIMA

ARTISTA DECIDE DAR A VOLTA POR CIMA

NOS ÚLTIMOS ANOS TEM ENFRENTADO DURAS BATALHAS: A CRISE PROVOCADA PELA PANDEMIA E A LUTA PELA SUA SAÚDE. MESMO ASSIM ESTÁ A FAZER RENASCER UM PROJECTO LÚDICO-PEDAGÓGICO E LANÇAR UMA “ALDEIA” MUITO ORIGINAL.

Ricardo Marques é ventríloquo há muitos anos e, desde sempre, tem dado vida e voz a um simpático boneco que encanta crianças e adultos de todas as idades. O boneco já mudou de imagem algumas vezes, mas o seu nome, TONICO, tem sido uma constante. Há pouco anos, juntou-se a esta animada equipa, o Willie Tonico, que veio dos Estados Unidos, é luso-descendente e primo do primeiro.

Há uns anos, para além da sua actividade nos palcos, Ricardo Marques criou no concelho da Maia, a Quinta do Tonico, um projeto lúdico-pedagógico mais vocacionado para as crianças, em ambiente familiar e escolar. Foram também promovidas iniciativas para adultos, sobretudo os mais idosos. O conceito apoiava-se em dois pilares fundamentais: o contacto com a natureza (vegetal e animal) e o espetáculo com o Tonico, que era sempre um momento alto.

Ricardo Marques e a família (pois de um pequeno empreendimento se tratava) foram felizes a proporcionar felicidade a muitos visitantes e a dezenas de grupos, sobretudo escolas. Mais tarde, a parceria que mantinham com aquele espaço físico terminou, por razões estratégicas dos seus proprietários, mas o Tonico continuou a levar alegria e encanto a jardins-de-infância, escolas e outras instituições.

Há seis anos, Ricardo Marques, a mulher e dois filhos menores, deixaram a vida citadina para cumprirem o sonho de viverem numa zona mais calma e rodeada pela natureza. Por opção, quiseram ser minhotos e vivem, desde então, em Geraz do Lima (Santa Leocádia), entre Viana do Castelo e Ponte de Lima. É uma forma de vida simples, numa moradia rústica e modesta, mas de que gostam, com terrenos, paisagens e natureza. Alguns animais fazem também parte da sua vivência, incluindo o Prince (sim, em homenagem ao cantor com o mesmo nome) um lindo e amoroso pónei que está na família há já 15 anos.

Ricardo Marques começou como ventríloquo por volta dos seus 16 anos, aparecendo de surpresa no palco de uma festa da paróquia, com um boneco que ele mesmo, secretamente, andou a fazer. Depois disso, e durante alguns anos, nunca ganhou um escudo nas suas actuações, porque eram sempre eventos para a ajuda de alguém ou de alguma coisa. Nos últimos anos, mesmo sendo remunerado pela sua actividade artística, tem actuado gratuitamente a favor de causas solidárias. Por exemplo, levou diversas vezes o Tonico a animar as crianças do IPO e do Hospital de S. João, mas disso as pessoas em geral nunca souberam porque o Ricardo nunca levou nem jornalista com ele. E mais: nunca, da sua parte, foi tirada qualquer fotografia desses momentos.

Os ventríloquos em Portugal são poucos, regra geral são acarinhados, mas nem ganham muito dinheiro, nem merecem muita atenção da comunicação social. Ricardo costuma dizer que se dá mais fama a um mau cantor do que a um bom ventríloquo. Não gosta de se auto elogiar, mas está orgulhoso de que invariavelmente as suas actuações são um sucesso, mesmo quando actua para adultos. Não é por acaso que há 14 anos diverte o público na Quinta da Malafaia em todos os seus arraiais e também em quase todos os serviços para seniores, para empresas e instituições.

Infelizmente veio esta pandemia e Ricardo Marques ficou sem atuar desde o Dia da Mulher de 2020, precisamente naquele espaço de arraiais minhotos. Em outubro de 2021, foi com emoção que regressou ao palco da Quinta da Malafaia para atuar nos dois únicos arraiais que foram permitidos. No Natal, uma época em que costuma ter bastante trabalho, viu as poucas reservas anuladas por causa do agravamento da pandemia.

Nos últimos anos tenho enfrentado duras batalhas: a crise provocada pela pandemia e a luta pela minha saúde. Em finais de 2019 o cancro surpreendeu-me nos intestinos e, enquanto o vencia aí, escapou-se para aparecer meses mais tarde nos pulmões. Por causa dos atrasos provocados pelo Covid, deixou de ser operável, pelo que se seguiu a via da quimioterapia.

No dia 22 de maio, voltou ao palco da Quinta da Malafaia para uma casa cheia de atletas do Desporto Nacional Escolar de Juvenis, acompanhados por técnicos e professores. Foi um público fantástico para um TONICO que parece estar cada vez mais vivo! A temporada 2022 de arraiais na Malafaia começou a 18 de junho e estamos todos a desejar que o Covid nos deixe continuar a trabalhar.

Ao mesmo tempo, timidamente, começaramm a surgir outras contratações.

Sem subsídios, o ventríloquo tem as suas necessidades básicas garantidas, sobretudo graças ao apoio familiar, à agricultura de subsistência que praticam e a alguns trabalhos (não artísticos) que vão conseguindo. Agora, tem vindo a pedir ajuda para fazer renascer “a menina dos seus olhos”: a Quinta do Tonico!

Pode parecer loucura, com os prejuízos causados pelo COVID e a enfrentar problemas de saúde, avançar com este projeto, mas é a sua força interior a manifestar-se e a sobrepor-se.

O berço da Quinta do Tonico é em Geraz do Lima (Santa Leocádia) uma terra verdejante e tranquila, de gente simpática e hospitaleira. Estão a ser feitas melhorias e adaptações, mas devagarinho pois é quase tudo feito com a “prata-da-casa” e com o reaproveitamento de materiais.

Numa quintinha, estão a preparar tudo para receberem crianças em contexto familiar e também pequenos grupos escolares. Para os idosos, estão também pensadas actividades neste espaço.

Num outro sítio, na aldeia histórica da Passagem, em Moreira de Geraz do Lima, num terreno emprestado, encontram-se os póneis, uma égua, um poldro, um cavalo, algumas cabritas anãs e um pequeno rebanho da raça autóctone “Bordaleira de Entre Douro e Minho. Mesmo ao lado, cederam-nos um jardim com grandes potencialidades mas que precisa de ser trabalhado, um choupal junto a um ribeiro e vários terrenos com oliveiras jovens

Para eventos mais específicos, para grupos grandes ou mesmo para quem pretenda alojamento, a Quinta do Tonico está em contacto com outros espaços nas proximidades, para ampliar a sua oferta.

Faz parte dos planos criar polos próximos, pois agora a ideia é diversificar a oferta e vir a criar uma verdadeira ALDEIA DO TONICO.

Tudo está a ser feito para receber grupos grandes de crianças e visitas de escolas, como tantas vezes aconteceu no passado. Mas, entretanto, irão proporcionar pedagogia e entretenimento nem que seja a uma criança ou a uma família de cada vez.

Pode conhecer e seguir a Quinta do Tonico em:

www.facebook.com/quintatonico

www.quintadotonico.blogspot.com

Nesta última web página, encontra também um separador “Como Ajudar” onde vão sendo apresentadas formas de contribuir para o projeto.













Sem comentários:

Enviar um comentário